O V
Seminário Nacional e VII Seminário Regional sobre Formação de Professores e
Relações Étnico-Raciais almeja ampliar o debate
sobre as discussões acerca das Políticas Públicas para a Educação e Relações
Étnico-Raciais, especialmente no que tange à Formação de Professores e
Currículo e, ainda proporcionar uma discussão que contribua para problematizar
o lugar que a questão étnico-racial
ocupa nas políticas públicas educacionais no Brasil e na contemporaneidade. Neste sentido, os novos marcos legais
com relação à questão étnico-racial no Brasil – notadamente as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Leis nº 10.639/2003 e
nº 11.645/2008, bem como o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes,
publicado pelo MEC, colocam-se no cerne das discussões travadas entre educação
e formação para o trato com a Diversidade Cultural, na medida em que tornam
obrigatório o ensino da História e da Cultura afro-brasileira e indígena,
exigindo que a Escola, os professores, os técnicos e os recursos pedagógicos
sejam revistos e problematizados em função do redimensionamento e da
reorientação dos estudos sobre a formação da sociedade brasileira.O Seminário viabiliza
o debate sobre as discussões já existentes, envolvendo essas discussões, além
de divulgar resultados já atingidos pelos diversos pesquisadores ocupados com o
tema.
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